Sistemas de Gestão Proativa

Sistemas de gestão proativa são sistemas orientados para a prevenção, e portanto, direcionados ao amanhã, pois ações são tomadas com base em perspectivas, tendências e riscos. São sistemas capazes de identificar situações potenciais, incluindo riscos e oportunidades, e tomar ações para prevenir falhas e outras situações indesejáveis, ou para superar os resultados pretendidos.


Nos sistemas de gestão tradicionais, como os de tantas organizações à nossa volta, o foco é voltado para a correção. Mas, para que isso possa ser feito, o fato gerador, seja ele um defeito detectado pelo cliente, um problema organizacional interno ou uma falha qualquer, tem que já ter ocorrido. Isto é, o fato gerador está no passado, o que torna estes sistemas meramente reativos.

Nesse sistema reativo, ações são tomadas com base no que já passou. Não é à toa, que a cultura organizacional vigente é a de gerenciar as coisas que não aconteceram da forma como deveriam ter acontecido, e o que se observa dentro de uma organização, é que as pessoas passam uma boa parte de seu tempo corrigindo, refazendo e reparando todo o tipo de falhas, mal-entendidos e desvios.

Sistemas tradicionais são sistemas definitivamente voltados para o passado!

Já os sistemas de gestão orientados para a prevenção, estão focados no futuro. São sistemas que identificam potenciais problemas ou falhas, avaliam os riscos (ou oportunidades) e tomam ações para prevenir tais falhas, ao mitigar ou eliminar as causas potenciais. São, portanto, sistemas proativos. Geram uma cultura organizacional na qual as pessoas são estimuladas a identificar novas oportunidades para a melhoria continua, agregando valor aos seus processos, e minimizando perdas e riscos desnecessários.

Um sistema proativo é, sem dúvida, mais inteligente e muito mais econômico. Primeiro, porque as ações preventivas podem ser tomadas em estágios iniciais de desenvolvimento de produtos, processos, programas, serviços, etc, quando ainda não existem compromissos financeiros que poderiam ser impactados pelas mudanças. Em segundo lugar, porque há uma redução no custo de falhas internas com ganhos na produtividade e gastos menores com perdas e retrabalho, além de eliminar ou reduzir drasticamente o risco de falhas no cliente e no campo, com a consequente eliminação de desgastes relacionais, preservação da imagem da empresa e, claro, assegurando a preferência do cliente para futuros negócios. A vantagem competitiva, que se obtém através de uma gestão de negócios que trabalha com foco na antecipação e prevenção, é incontestável.

Através do PASS traga sua empresa para o futuro

Nosso programa PASS – Pro Active Smart System vai ajudá-lo nesta travessia para a proatividade através de:

Um Programa integrado e dedicado a partir de ferramentas de diagnóstico.

Capacitação da sua equipe em técnicas de análise de risco, em liderança proativa, ações preventivas e na gestão dinâmica de processos baseada nas Leis do Farol*.

Desenvolvimento de ferramentas comportamentais para motivação da qualidade preventiva.

Desenvolvimento e implantação de um sistema dinâmico de análise de risco, incluindo ferramentas operacionais e integração com os sistemas de gestão.

Introdução de indicadores chaves de processo voltados para a eficácia da análise de risco e atividades preventivas.

Formação de auditores internos orientados à prevenção, com foco no comportamento proativo.