As Leis do Farol e a proatividade
A manutenção, melhoria e resultados práticos de uma gestão proativa requerem que este processo seja tratado como um ciclo contínuo, e dinâmico, onde novos riscos e oportunidades podem ser identificados a cada momento e tratados de acordo.
O ciclo de análise proativa, denominado As Leis do Farol, é bastante útil para entendermos como funcionam e interagem as diferentes atividades que compõe a gestão proativa, e como podemos nos organizar para tirar proveito e agregar mais valor a este processo.
O Farol, que dá nome às Leis e que tem sido usado como auxilio à navegação e cuja origem remonta ao Egito de dois mil anos atrás, é um exemplo clássico de uma solução proativa para reduzir o risco de naufrágios em regiões onde o relevo da costa ou formações submarinas representavam um perigo potencial às embarcações. Sua ação preventiva ao longo de tanto tempo, poupou milhares de vidas e sua presença se tornou um símbolo de guia e orientação universal.
As Leis do Farol são compostas por um ciclo de quatro etapas, Observar, Antecipar, Avaliar, Prevenir, mostradas no diagrama como OAAP.
Observar é a etapa de reconhecimento e identificação de sinais ou informações tanto a nível externo como interno das organizações. A fase Antecipar é caracterizada pela abordagem e descrição dos riscos (ou oportunidades) que podem impedir (ou superar) a obtenção dos objetivos organizacionais, tanto no nível estratégico como o operacional. Avaliar é a etapa do ciclo onde se analisa o grau de importância e prioridade dos riscos e oportunidades, através da avaliação das consequências e das fontes identificadas na etapa anterior. Finalmente, na fase Prevenir, são definidas e tomadas as ações resultantes da análise de risco, cuja verificação da eficácia realimenta uma nova etapa Observar do ciclo.
As Origens
Reza a lenda que As Leis do Farol foram desenvolvidas e documentadas por um visionário marinheiro e depois, capitão espanhol do Século XVII. A história a respeito de suas idéias, sobre a importância das medidas de prevenção, e de sua trajetória até se tornar um faroleiro, bem como os desígnios que fizeram com que suas anotações fossem encontradas por um pequeno empresário, trazidas ao mundo moderno, e utilizadas como inspiração para a gestão do seu negócio, se encontram em um divertido livro que está disponível para venda na Amazon, nas versões em português (As Leis do Farol) e inglês (The Lighthouse Rules).